segunda-feira, 24 de julho de 2017

Clover

.


No Brasil, 26 pessoas se chamam Clover, sendo que 4 deles apenas são mulheres, conforme o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Ocorre que Clover é um nome feminino, usado em inglês, embora raro, a partir da palavra em inglês para a flor selvagem ou para o trevo de quatro folhas, derivado do inglês antigo “clafre”.

Embora não apareça no ranking de 1000 nomes femininos mais usados nos Estados Unidos, Clover tem 178 registros na lista divulgada pela Social Security de 2015. Ele nunca chegou a entrar em nenhum ranking, se pudermos confiar nos dados do Behind The Name, mas isso não quer dizer que não seja razoavelmente registrado.

Se observarmos a palavra, vemos facilmente que no meio dela tem “love”, a palavra “amor” em inglês. Funcionaria bem para pais que tenham a inicial C e R, preenchendo com a palavra “love” no meio. Ficaria fofinho, sem aquelas maluquices de junções de nomes dos pais gerando nomes inventados em bizarros.

É um nome hippie e literal, mas que não é obviamente associado à isso no Brasil, dado ser um literal em língua inglesa. O uso de nomes de flores ou plantas sempre foi comum durante toda a história da humanidade, e Clover não seria estranho. Embora no Brasil, soe mais como masculino, pensando em termos de sonoridade e terminação, vejo-o como profundamente feminino.

O significado “trevo” é muito legal, já que há toda uma simbologia em torno dele. Por ser tão difícil encontrar um trevo de 4 folhas, ele acabou se tornando um dos amuletos mais conhecidos e populares para a boa sorte. À cada folha é atribuído um significado: esperança, fé, amor e sorte. A maioria das folhas da planta tem três folhas, é por isso que ele se chama “trevo” (três) e também é conhecido como trifólio (três folhas).

O Shamrock, também conhecido como o “trevo branco” é o símbolo não oficial da Irlanda escolhido por St. Patrick (São Patrício), um dos padroeiros da Irlanda, para representar a Santíssima Trindade e a força do Cristianismo. A palavra "Shamrock" provém da antiga língua gaélica e significa "planta jovem de três folhas".

Além disso, simboliza aspectos mágicos advindos das lendas celtas uma vez que os antigos celtas reverenciavam o trevo e possuíam muitas crenças baseadas nas Tríades, como por exemplo: o presente, passado e futuro. Para os celtas, o trevo de três folhas está associado à Mãe Tríplice, que é representada pelas três fases da lua e simboliza as fases da vida da mulher: virgem, mãe e anciã. Assim, Clover se transforma em um nome-símbolo irlandês, uma referência à mitologia celta e também, um símbolo de devoção à St. Patrick. Um nome patriótico irlandês, sem dúvida.

Resgatamos um texto do site “Dicionário de Símbolos”:

Antigamente se acreditava que a pessoa que encontrasse um trevo de quatro folhas teria chance de ver as fadas e, consequentemente, ter muita sorte e sucesso na vida.

Na Mitologia Celta, os Druidas, filósofos e conselheiros da sociedade, acreditavam que o trevo de quatro folhas simbolizava a boa fortuna e quem o possuísse passaria a ter a sorte dos deuses e os poderes da floresta.

As folhas da planta formam um cruz, simbolizando o sagrado: a unidade e o equilíbrio. Asim, em muitas culturas, o trevo de quatro folhas é um amuleto e talismã.

No tocante à sua forma, ainda, muitas simbologias estão associadas ao trevo, como por exemplo: as quatro folhas que significam esperança, fé, amor e sorte; ou as quatro fases da lua, as quatro estações do ano, os quatro elementos da natureza.

A tatuagem do trevo de quatro folhas é comum entre as mulheres que pretendem uma imagem delicada. Sua escolha vai ao encontro da simbologia mágica do amuleto e visa trazer a sorte para quem utilize essa imagem desenhada no corpo, cujos locais preferenciais são pulsos, tornozelos e ombros.

Como referência, podemos citar a medalhista olímpica de ouro nos Jogos Olimpicos de 1996, na modalidade hóquei em campo, Clover Maitland. Além disso, Clover Elizabeth (nascida em agosto de 2011) é a filha do ator americano Neal McDonough e sua esposa Ruve.

Temos ainda, uma matéria muito legal da Revista Super Interessante, sobre o trevo de quatro folhas e sua simbologia. Confira:

Por que o trevo de quatro folhas é um símbolo de boa sorte?
Além disso, o número quatro é considerado mágico em muitas culturas, por vários motivos: são quatro os pontos cardeais, as estações do ano, os elementos alquímicos (terra, ar, fogo e água) e as fases da Lua.
“Tudo indica que é por causa da sua raridade na natureza. Presente na maioria das regiões temperadas e subtropicais do planeta, o trevo – como já diz seu nome científico Trifolium repens – normalmente produz apenas três folhas. Além disso, o número quatro é considerado mágico em muitas culturas, por vários motivos: são quatro os pontos cardeais, as estações do ano, os elementos alquímicos (terra, ar, fogo e água) e as fases da Lua. Quatro são as letras do nome de Deus (YHVH, Javé) entre os hebreus; número também dos evangelistas e dos braços da cruz, entre os cristãos. “Por fim, a soma dos quatro primeiros números resulta em dez, símbolo de completude sagrado para os pitagóricos e, claro, base do sistema decimal”, afirma o filósofo Mário Sérgio Cortella, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em religiões. Acredita-se que o uso do trevo de quatro folhas como talismã tenha se originado com os druidas, sacerdotes dos celtas, povo que ocupou a Europa no primeiro milênio a.C”.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário