segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Linda

.


...O nome Linda é usado em inúmeros países. O Behind The Name cita o uso Inglês, holandês, alemão, italiano, sueco, norueguês, dinamarquês, islandês, francês, letão, finlandês, húngaro, checo, eslovaco, germânico antigo, mas também diz que Linda origina-se de uma forma medieval encurtada de nomes germânicos que continham o elemento “linde”, que quer dizer “suave, macia”. Algumas fontes alegam que seria do elemento “lind”, que significa “serpente”. Mas obviamente, coincide com a nossa palavra em português (e também em espanhol) que significa “bonita”.

As variantes Lynda (inglês), Linza (antigo germânico), e os apelidos Linn e Lynne são consideradas variantes. No ano de 2015, Linda ficou classificado na 668ª posição nos Estados Unidos, e também aparece em rankings recentes da República Tcheca, França, Islândia, Itália e Suíça, constando ainda que já esteve em outros países classificado em outras épocas.

No Brasil, segundo dados do IBGE, há 9.672 pessoas chamadas Linda, o que significa que em termos gerais ele está na 938ª posição (Nomes no Brasil, Censo 2010). O estado de destaque é Roraima e a maioria das mulheres chamadas Linda nasceu nos anos 90. Lynda é o nome de 142 pessoas.

O elemento “linde” ou “lind” encontra-se em uma série de outros nomes femininos germânicos como Teodolinda, Belinda, Adelinda, Ermelinda, Rosalinda, e outros adaptados posteriormente como Melinda e Olinda. A semelhança com o nome Lindsay também levou à sua disseminação nos países de língua inglesa.

Para países de língua latina, o nome Linda é um literal que significa simplesmente “bonita”. Ou seja, quando a pessoa é excepcionalmente bonita, a gente chama de Linda.

Linda também é um personagem da mitologia estoniana, e por isso naquela região há uma grande variedade de lugares que levam esse nome. 

Referências:

Linda Evangelista, uma super modelo canadense;
Linda Hamilton, atriz norte-americana;
Linda Arvidson, atriz norte-americana;
Linda Blair, atriz;
Linda Cardellini, atriz norte-americana;
Linda Christian, atriz norte-americana;
Linda Creed, letrista e produtora musical norte-americana;
Linda Darnell, atriz norte-americana;
Linda Evans, atriz norte-americana;
Linda Gray, atriz norte-americana;
Linda Lanzillotta, política italiana;
Linda McCartney, fotógrafa americana;
Linda Ronstadt, cantora e compositora americana;
Linda Valori,  cantora e dançarina italiana.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário