terça-feira, 26 de setembro de 2017

Elanor .

.

Elanor é um nome criado por Tolkien para seu universo literário. Elanor significa “estrela do sol” em Sindarin, a língua élfica. Em “O Senhor dos Anéis”, esse é o nome dado à filha mais velha de Sam, sendo que o livro refere como sendo o nome de uma flor.

No ano de 2015, nos Estados Unidos, segundo a lista da Social Security, nasceram 61 meninas chamadas Elanor. Em termos de Brasil, nos dados do IBGE, não há nenhuma Elanor citada (Nomes no Brasil, Censo 2010). Não há nenhuma menção em listas recentes. Isso demonstra o quanto Elanor é original por aqui!

Para nós pode parecer masculino por causa da terminação comum à nomes de homens, como Agenor ou Antenor, mas em Portugal deve soar muito familiar, dada a imensa popularidade do nome feminino Leonor – uma das variantes de Eleonora. Não vejo problema no seu uso no Brasil, sendo apenas uma questão de hábito.

É claro que fica muito perceptível que a criação do nome Elanor passa muito perto do nome Eleonor/Eleonora, usado há muito tempo em vários países, em diferentes grafias, sendo um dos nomes mais tradicionais e clássicos de todos os tempos. Elanor vem a ser também uma variante mais original e sensível do mesmo nome, a meu ver.

Além de ser uma flor em Senhor dos Anéis, Elanor passa a ser o nome da filha de Sam, nomeada por sugestão de Frodo, continuando a tradição de nomes de flores da família de sua esposa, Rosie. Em território de língua inglesa, a maioria das pessoas chamadas Elanor tem seu nome proveniente da devoção dos pais à obra de Tolkien.

Uma curiosidade é que Elnora, Lenora e Lorena são anagramas do nome Elanor.

Até onde posso avaliar, Elanor é um nome especial para uma menina especial. Além de carregar a magia e o encantamento do universo literário de Tolkien, ainda possui consigo o tempero clássico e sofisticado da semelhança com Eleonor(a). É charmoso, elegante, mas ao mesmo tempo possui uma pitada de um mundo fantástico e imaginativo.

Adoraria conhecer uma pequena chamada Elanor!




.

5 comentários:

  1. Acredito que o nome pode ter sido inspirado no nome Eleanor (que acho bem mais interessante do que Eleonora), nome bastante usado em países de língua inglesa e que contam com personalidades notáveis como Eleanor Parker (a atriz de noviça rebelde...recentemente foi até publicado um livrinho de romance chamado Eleanor & Parker - acho que a inspiração do casal da história veio do nome da atriz), Eleanor Roosevelt e Eleanor de Aquitane (mãe do Rei Ricardo - sendo a mulher mais poderosa da Idade Média). O significado criado por Tolkien é bonito (apesar de redundante "estrela do sol" - porque o Sol em si já é uma estrela), mas não deixa de ter o mesmo sentido do nome Eleanor (Eleanor, Leonoro, Lenora etc) que também dizem significar "resplandescente", "iluminada" - uma personalidade expansiva e forte! Gosto muito de Eleanor (por causa da Eleanor Roosevelt e sua contribuição para a Carta de Direitos Humanos da ONU), assim como por causa da personagem de Kristen Bell na série The Good Place, que acho maravilhosa. Vi no babycenter que uma moça tbm citou o nome Eleanor como uma das personagens de Jane Austen (como nunca li) não posso afirmar rs. É um nome que gosto bastante e penso muito em utilizar caso tenha uma filha.

    ResponderExcluir
  2. Elanor se apresentando ✌🏽 É meu segundo nome.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade a "estrela do sol" de Tolkien não é realmente uma estrela do sol. A tradução mais exata seria "Estrela-Sol", sendo que Elanor é tipo de flor dourada nativa da Terra Média cujo o nome tem esse significado.

    ResponderExcluir
  4. Uma Elanor aq vindo pra dizer q o IBGE errou 🥲

    ResponderExcluir