quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Tiana

.

O nome Tiana possivelmente é mais conhecido pela sua portadora, a princesa da Disney protagonista do filme “A Princesa e o Sapo”. O Filme foi baseado no romance de Ed Baker, “The Frog Princess”, de 2002. No início da trama ela é uma garçonete de um restaurante que vive no bairro francês de Nova Orleans durante a Era do Jazz. Ela é a 9ª princesa da franquia Disney Princesas, além de ser a única negra.

Tiana tem pelo menos quatro possibilidades de origem:

Pode ser um diminutivo de Tatiana, de Cristiana ou de Sebastiana – ou ainda de todos os nomes que você puder lembrar que terminam com “-Tiana”. E também pode derivar do malgaxe {é uma língua malaio-polinésia falada por praticamente toda a população de Madagascar}, que significa “amar, gostar”, ou então, por extensão, “amado”.

Como o fato de um nome tão legal ser taxado de diminutivo me desagrada um pouco, fico com o significado malgaxe, diretamente de Madagascar!

Nos Estados Unidos, Tiana esteve classificado no 603º lugar no ano de 2015, na lista da Social Security dos 1000 nomes femininos mais usados no país, com 481 registros. Ele também aparece no ranking da Inglaterra e País de Gales, Austrália, Nova Zelândia e Eslovênia.

No Brasil, segundo dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Tiana é o nome de 1.523 pessoas, sendo que a maioria delas nasceu nos anos 80, e o estado de destaque é o Amazonas. Considerando que o filme “A Princesa e o Sapo” foi lançado em 2009, vemos que não se trata de influência da Disney.

Na lista da Arpen/SP não há nenhuma Tiana, de modo que não podemos dizer se a Princesa Disney nesse caso influenciou a escolha de alguma mãe ou pai no país nos últimos anos. Talvez a rejeição não se dê especificamente com respeito à princesa, mas sim ao fato de Tiana em português parecer muito com “Tia Ana”, o que não melhora seu aspecto.

Geograficamente falando, temos uma comuna italiana na Sardenha que chama Tiana, bem como uma antiga cidade na região histórica da Capadócia, situada perto do que hoje é Niğde, na Turquia, e ainda, Tiana, um município espanhol na província de Barcelona, na Catalunha.


Como referência, temos Tiana Benjamin, uma atriz inglesa mais conhecida por aparecer na quarta produção da franquia Potter, Harry Potter e o Cálice de Fogo, interpretando Angelina Johnson. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário