quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Danúbia

.



Este é um nome originalíssimo, interessante e forte. Danúbia é obviamente, uma versão feminina do nome Danúbio, isso mesmo, o nome do Rio mais longo da Europa. O nome do rio, por sua vez, vem de uma palavra de origem celta que possivelmente significa “torrente”, e que deu nome à deusa-mãe celta “Danu” (também chamada de Dana, Don, Anu e talvez Duilla, em diferentes mitologias celtas, embora Danu pareça ser o nome original). Danúbia, portanto, em última instância, poderia significar “consagrada à deusa Danu”.

De acordo com a Wikipédia, “O Danúbio (em grego antigo, Ister) é o segundo rio mais longo da Europa (depois do Volga), e tem entre 2 845 e 2 888 km de extensão, atravessando o continente de oeste a leste, desde sua nascente na Floresta Negra (Alemanha) até desaguar no mar Negro, no delta do Danúbio (Romênia)”.

Ainda de acordo com a Wiki:

O Danúbio recebe diferentes nomes ao longo dos países que percorre:

·         Alemão: Donau
·         Eslovaco: Dunaj
·         Húngaro: Duna
·         Croata: Dunav
·         Sérvio: Дунав ou Dunav
·         Búlgaro: Дунав ("Dunav")
·         Romeno: Dunărea
·         Ucraniano: Дунай ("Dunái")
·         Latim: Danubius

Todas as formas derivam do termo proto-indo-europeu dānu, que significa "rio" ou "corrente"


Certamente, esse não pode ser selecionado como um dos nomes mais comuns, e sim, bastante exótico. Uma pessoa chamada Danúbia pode se considerar realmente portadora de um nome original e dotado de muita exclusividade. Isso nos dias de hoje, pois as Danúbia’s no Brasil não são tão raras:

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 11.255 pessoas chamadas Danúbia no Brasil, sendo que a maior taxa de frequência é Pernambuco – curioso que Danúbia me parece mesmo um nome com toda a melodia, cadência e pronúncia do sotaque nordestino – e quase 6 mil delas nascidas nos anos 80. No IBGE ainda é possível encontrar as grafias Dannubia e Danubya.

Esse nome pode ter sido melhor aceito no Brasil por conta da familiaridade com Núbia, um nome feminino não relacionado: Núbia é o nome de uma antiga região e reino da África, que possivelmente deriva da palavra egípcia “NBW”, lido como “nub”, que significa “ouro”.

Tendo que morder a língua sobre nunca ter conhecido um Danúbio, o IBGE nos mostra que há pelo menos 1.582 pessoas com esse nome no Brasil, com frequência maior em Tocantins, mas destaque absoluto para estados do Norte e Nordeste. Ainda sobre a versão masculina, há um artista brasileiro chamado Danúbio Rodrigues e em Montevidéu, há um clube de Futebol chamado Danubio Fútbol Club.

Na lista da Arpen/SP de 2015, constam apenas 3 registros de Danúbia.

Há também uma valsa, comumente tocada em festas de 15 anos que se chama Danubio Azul. A despeito do nome do Rio, e da valsa, nunca conheci ou visualizei uma pessoa do sexo masculino chamado Danúbio, porém, conheci algumas moças chamadas Danúbia ao longo da vida.

Quanto à referências de Danúbia, temos poucas: a que mais resgata resultados no Google é Danúbia Rangel, mulher do traficante Nem, da Rocinha. Além dela, temos a modelo Danúbia Santos, ex dançarina do Programa do Gugu.







.

Um comentário: