sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Tirso

.


O nome Tirso tem duas interpretações possíveis para significado. No Behind The Name encontramos que Tirso seria a forma espanhola e portuguesa de Thyrsus. Entre os portadores desse nome incluem-se o dramaturgo, poeta e monge Tirso de Molina (1579-1648), e o príncipe espanhol Tirso Panagiurishtski da Bulgária (2002), filho do príncipe Kubrat de Panagyurishte (1965).

Para esse site, o nome seria a forma latinizada de Thyrsos, um nome grego derivado de θύρσος (thursos) ou (thyrsos), que era o nome para um tipo de bastão ou varinha que estava enrolado em hera e folhas de videira e tinha um cone de pinho no topo. Era frequentemente usado como instrumento no culto à Dionísio, o deus grego do vinho, folia, fertilidade e dança.

Porém, outros sites interpretam como sendo a forma feminina de Tirzah, que vem nome hebraico תִּרְצָה (Tirtzah), ao que significa "favorável". Tirzah é o nome de uma das filhas de Zelophehad no Antigo Testamento. Também ocorre no Antigo Testamento como um nome de lugar, a residência precoce dos reis do reino do norte.

No Brasil, há 291 pessoas chamados Tirso, apenas, e a maioria nasceu nos anos 50. É um nome raro em todos os tempos, incluindo o atual. Soma-se 56 pessoas com a grafia Thirso (IBGE, Nomes no Brasil, Censo 2010).

As listas atuais não mencionam o nome. O nome ficou brevemente famoso por conta de um participante relâmpago do BigBrother Brasil do ano de 2002, porém, escrevia-se na grafia Thyrso Mattos. Entretanto, o BBB não inspirou o uso do nome em bebês. Na lista da Arpen/SP ou qualquer outra lista brasileira não há menção ao nome Tirso.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário