domingo, 26 de novembro de 2017

Corisande

.


Corisande é um nome literário, de significado incerto. Ele foi criado a partir do nome de uma personagem de lenda medieval, possivelmente registrado pela primeira vez na obra do escritor espanhol Garci Rodríguez de Montalvo.

Pode ter derivado de uma forma mais antiga do espanhol “corazón” (coração), em última instância derivada do latim “cor”, com a hipotética raiz em Coratione ou Coraceone. Ou também, pode derivar do nome grego Chrysanthe, a forma feminina de Chrysanthos, significando “flor de ouro”, pela combinação dos elementos gregos χρυσεος (chryseos) "dourado" e  ανθος (anthos) "flor".

Como um apelido, foi usado por uma amante do Rei Henrique IV da França: Diane d’Andoins (1554-1620), la Belle Corisande.

Seu uso pode ter sido difundido pela ópera de Jean Baptiste Lully, chamada “Amadis” (baseada na obra de Garci Rodríguez de Montalvo), na qual esse nome pertence à amante do príncipe Florestan.

O nome Corisande também foi usado por Benjamin Disraeli para uma personagem da sua peça Lotário (1870).


O uso é praticamente literário, afinal, pelo menos no que diz respeito à países de língua portuguesa, o nome Corisande não encontra repercussão. No IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), nem em qualquer outra lista, antiga ou recente. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário