segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Liberdade & Liberty

.


Liberdade é o nome de apenas 161 pessoas no Brasil (IBGE, Nomes no Brasil, Censo 2010), embora considerando a raridade do nome, esse é até um número bem expressivo. O estado onde é mais frequente é no Acre, e a década de maior número de registros é os anos 80, quando nasceram em torno de 65 mulheres com esse nome.

Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de idéias liberais e dos direitos de cada cidadão.

Em inglês, Liberty é um cognato. Ambos os termos, em português ou inglês, derivam da palavra latina “liber”, que significa “livre”. Curiosamente, desde 1880, Liberty tem se constituído dentro da lista de popularidade dos Estados Unidos em três períodos diferentes: em 1918 (coincidindo com o final da Primeira Guerra Mundial), em 1976 (o bicentenário americano) e depois de 2001 (durante a Guerra contra o Terrorismo ).

Percebe-se que os americanos passam a usar Liberty para batizar suas filhas em momentos de patriotismo, de esperança ou quando o povo anseia pelo conceito de liberdade. No Brasil, não temos esse mesmo efeito com Liberdade. No Brasil, segundo o IBGE, apenas 44 pessoas se chamam Liberty durante todo o período da pesquisa.

No ano de 2015, nos Estados Unidos, o nome Liberty ficou no 558º lugar. Já na Inglaterra, segundo o Behind The Name, ele ficou no 406º lugar no mesmo ano.

Uma referência é Liberty Phoenix, uma atriz venezuelana naturalizada norte-americana, que nasceu Libertad Mariposa Phoenix, a forma espanhola de Liberdade e de borboleta. Outra portadora famosa é a filha do político conservador britânico George Osborne, Liberty Kate Osborne. Além dessas, Liberty DeVitto, baterista de rock e Liberty Ross, modelo e atriz inglesa.

A versão espanhola tem como representante famosa Libertad Lamarque, atriz e cantora argentina;

Outros nomes com significado diferente:

Livre: Amadi (igbo), Azad (persa), Chang (chinês), Erkin (turco), Liber (latim), Liberius (latim), Özgür (turco), Shahrazad (persa).

Liberdade: Dror (hebreu), Herut (hebreu), Saoirse (irlandes), Slobodan (eslavo), Volya (russo).






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário