domingo, 19 de novembro de 2017

Ione & Yone

.

Ione é um nome feminino derivado do grego ιον (íon) que significa "flor violeta". Este era o nome de uma ninfa do mar na mitologia grega. Foi usado como um nome próprio no mundo de língua inglesa desde o século 19, embora talvez baseado no nome geográfico Ionia, uma região na costa ocidental da Ásia Menor.

Nos Estados Unidos, Ione esteve presente no Ranking em anos muito remotos, e desapareceu no ano de 1943. Portanto, entre americanos é um nome considerado antigo.

Eu prefiro a grafia Yone, porém, essa pode revelar outra origem e outro significado: Yone seria um nome japonês, que pode ter uma dezena de significados diferentes conforme o Kanji usado para escrevê-lo.

Era incomum no Japão na primeira metade do Período Edo (1603-1868), mas tornou-se moderadamente popular na última parte daquele período. Manteve sua popularidade moderada durante a maioria do período de Meiji (1868-1912), mas caiu muito na popularidade depois de 1910.

A jogadora de tênis Yone Kamio é uma representante do nome e nasceu em 1971. Uma das referências mais conhecidas é Yone Minagawa foi uma senhora japonesa, considerada a pessoa mais velha do mundo de 28 de Janeiro de 2007 até à data da sua morte.

Ione – o nome grego - é o nome de 30.911 pessoas do sexo feminino, de acordo com o IBGE (Censo 2010, Nomes no Brasil), sendo que a maior taxa de frequência é no Rio Grande do Sul, e a década de maior número de nascimentos é 1960. Há também 501 homens chamados Ione.

Já a grafia Yone – o nome japonês – é o nome de 2.484 pessoas do sexo feminino e mais 44 do sexo masculino. Dessa vez a maior frequência fica por conta do Amazonas, e a maioria dos nascimentos se deu nos anos 50.

Na lista da Arpen/SP, ele não é inexistente, mas é pouco expressivo: foram registradas 3 meninas com o nome Ione no estado de São Paulo no ano de 2015. Já Yone teve 2 registros. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário