quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Ilona

.


Ilona é um nome feminino, usado predominantemente em húngaro, alemão, finlandês, lituano, letão, polonês e checo. A etimologia e significado é incerto, mas possivelmente seja uma forma húngara de Helena. Encontra-se ainda os diminutivos húngaros Ili, Ilike, Ilka e Ilonka.

Como uma forma de Helena, do grego 'Ελενη (Helene), o significado também não é consensual. Provavelmente significa “tocha” ou “fogo sagrado”, ou algo nesse sentido, mas também é frequentemente relacionado com Selene, a palavra grega para “lua”.

Este nome está no ranking mais recente da Finlândia, no 40º lugar e também no da França, no 190º lugar. Além disso, já esteve em rankings mais antigos dos Estados Unidos, República Checa e Holanda.

No Brasil, há 349 pessoas chamadas Ilona, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que o estado de destaque é Santa Catarina. Na verdade, desse pequeno total de registros, a esmagadora maioria está no sul. Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná concentram 183 delas. A maioria dos nascimentos se deu na década de 1940.

Como referências notáveis, temos Ilona Korstin, jogadora de basquetebol russa, Ilona Elek, esgrimista e medalhista olímpica húngara, Ilona Novák, ex-nadadora russa e campeã olímpica. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário