sábado, 20 de janeiro de 2018

Alcebíades

.


Alcebíades é a forma portuguesa do nome grego antigo Alcibiades, de tradição histórica e literária, mais lembrado por ter sido carregado por Alcibiades, um general ateniense.

Ele deriva do grego Ἀλκιβιάδης grego (Alkibiades), composto dos elementos ἀλκὴ (alke, "força", "coragem", "proteção"), que também está presente em outros nomes como Alceste, Alcides, Alcino e Alceu), combinado com βία (bia, "violência"). Assim, a combinação dos elementos pode dar em muitas interpretações, sendo o mais comum deles, “forte e violento”. Na realidade, não é um significado auspicioso para hoje, mas antigamente eram qualidades bélicas muito valorizadas.

Algumas fontes também lhe dão o resultado como sendo um patronímico, significando “filho de Alchibio”, que este sim combina os elementos “alke” e “bia”, e significa “forte e violento”, combinado com o sufixo patronímico ιδης (ides). Este foi o nome de um notável estadista e general grego que atuou durante a Guerra do Peloponeso. Ele mudou a lealdade de Atenas para Esparta e alterou todo o curso da guerra.

Em outros idiomas temos Alcibíades (catalão), Alkibiadés (checo), Alkibijad (croata), Alkibiades (grego antigo), Alcibiades (inglês), Alkibiades (francês), Alcibiades (latim), Alkibiads (letão), Alkibiadas (lituano), Alcibíades (espanhol), Alkibiadész (húngaro).

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 3.586 pessoas chamadas Alcebíades, sendo que a maior taxa de frequência é no Espírito Santo e a maioria dos nascimentos se deu nos anos 50. A grafia Alcibiades tem 196 pessoas.

Referências:

Alcibíades — general e político ateniense
Alcibíades (avô de Alcibíades) — avô de Alcibíades, foi punido duas vezes com ostracismo
Alcibíades (filho de Alcibíades) — filho de Alcibíades, atacado por Lísias em um de seus discursos
Alcebíades Barcelos — sambista brasileiro
Alcebíades Delamare Nogueira da Gama — político brasileiro
Alberto Alcibíades (1522-1557) - Margrave do Brandeburgo-Bayreuth
Alcibiade Boratto, político italiano;
Diamandis Alcibiades, político grego contemporâneo;







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário