terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Cipriana

.


Cipriana é a forma feminina de Cyprianus, usada, embora raramente, em italiano, romeno, português e espanhol.

É um nome masculino, e deriva do sobrenome (ou nome de família) romano Cyprianus, que significa “do Chipre”, em latim, sendo o Chipre uma ilha. Há um São Cipriano famoso, que foi um bispo de Cartago no século 3, um mártir pelas mãos do imperador Valeriano.

Assim como Cipriano, Cipriana é um nome de origem étnica, no que se referem à quem nasce ou vem da ilha do Chipre. Em parte pode estar também ligado à Cypris ou Cipride, um epiteto da deusa grega Afrodite, anteriormente muito venerada na ilha. É um nome de origem cristã que se espalhou graças à adoração de vários santos assim chamados.

Cipriana é um nome que acabou involuntariamente sendo associado à prática da bruxaria, por causa do Livro de São Cipriano, que é metade branco e metade negro, segundo a crença popular. Por isso poderia ser catalogado na nossa classificação de “nomes de bruxas”.

No Brasil, há 647 pessoas chamadas Cipriana, segundo IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O estado de maior frequência é o Piauí, e a década de maior número de nascimentos é 1940.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário