quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Igraine

.


Igraine é um nome de significado desconhecido, derivado de Igerna, a forma latinizada do nome galês Eigyr. Em versões da lenda arturiana, Igraine é a mãe do Rei Arthur, com Uther Pendragon e mãe de Morgana le Fay, com Gorlois. A forma galesa Eigyr ou Eigr foi proferida em latim como Igerna pelo cronista do século 12, Geoffrey de Monmouth.

Nas crônicas reescritas de Marion Zimer Bradley, Viviane menciona que o nome original de Igraine é “Gráinne”. Igraine é, para muitos, a personagem feminina favorita das lendas arturianas, e certamente foi uma referência à ela todos os nascimentos de meninas com esse nome.

Uma das versões sobre a personagem nos diz o seguinte:

Igraine, personagem do ciclo arturiano, era a esposa de Gorlois, o Duque da Cornualha. Igraine, irmã de Viviane, a Dama do Lago, deu à luz Morgana quando era esposa de Gorlois. Três anos depois, sua irmã Viviane e Merlim lhe incubiram de gerar o Grande Rei que unificaria as duas Bretanhas, com Uther. 

Uther Pendragon, apaixonou-se por Igraine e graças à feitiçaria de Merlin conseguiu assumir a forma de Gorlois e possuir sua esposa. Na noite em que Uther chegara disfarçado a Tintagel, soldados de Gorlois levaram o corpo deste, revelando que quem chegara anteriormente era Uther, que casou-se com Igraine no outro dia. Desta união nasceu Rei Artur, ou Gwydion, o Grande Rei.

Já nas versões de Bernard Cornwell, Arthur não é filho de Uther e sim, sobrinho, sendo o filho de Uther o jovem e mau caráter Mordred.


No Brasil, apenas 43 pessoas se chamam Igraine, e a maioria delas nasceu nos anos 1990, conforme o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário