sábado, 24 de março de 2018

Edwiges

.

Edviges ou Edwiges são formas portuguesas do nome Hedwig, derivado do nome germânico Hadewig, derivado dos elementos germânicos hadu “batalha, combate” e wig “guerra”. Este foi o nome de uma santa alemã do século XII, que é bastante popular e cultuada no Brasil. Depois foi o nome de uma rainha polonesa do século XIV, embora o nome grafava-se Jadwiga, que também é considerada santa.

Então, são duas santas veneradas com esse nome. Uma delas é a padroeira das questões financeiras. Depois da morte do marido e dos filhos, Santa Edviges passou a residir no mosteiro onde sua filha era abadessa e dedicou-se a ajudar os carentes. Com seu próprio dinheiro, construiu hospitais, escolas, igrejas e conventos. Ganhou fama de protetora dos endividados por ajudar detentos da região, presos por não terem recursos para pagar suas dívidas. Foi proclamada santa pela Igreja Católica em 1267.

Porém, não são as santas que primeiro vem à mente quando se trata de Edviges, e sim, a coruja do Harry Potter, que no original em inglês escrito por J.K Rowling é Hedwig, e acabou sendo traduzido para o português como Edwiges. É uma coruja-das-neves que leva mensagens para e do seu dono, onde quer que ele esteja. Harry ganhou a coruja do amigo Hagrid, antes de entrar em Hogwarts, enquanto compravam seus materiais escolares básicos e sua varinha mágica, no Beco Diagonal, ainda no primeiro livro da série.


Desde então Edwiges tem se tornado uma presença constante na vida do jovem bruxo, exercendo a principal função das corujas no ambiente de magia: são os correios dos bruxos. Assim como Harry possui Edwiges, também os demais bruxos as têm. A coruja da Família Weasley chama-se Errol, e é bastante atrapalhada e por muito tempo entregou o embrulhos para Rony Weasley, que posteriormente ganhou Pichitinho (que Rony chama de Píchi) de presente do padrinho de Harry, Sirius.

Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, Edwiges é ferida enquanto leva uma mensagem entre Harry e seu padrinho Sirius Black. Não está dito claramente que foi o responsável pelo ataque contra a coruja, porém no próprio livro, mais tarde, é levantada a suspeita de que possa ter sido feito por Dolores Umbridge, quando esta começa a inspecionar todas as cartas que entram e saem para os alunos. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte Edwiges (Hedwig) é assassinada por um dos Comensais da Morte (Devoradores de Morte) durante a fuga de Harry Potter, de sua casa para A Toca. Segundo J. K. Rowling, a morte de Edwiges representa a perda da inocência e segurança, o fim da infância de Harry. (Fonte: Wikipédia)

Em outras línguas temos: Eduvixes (asturiano), Edubige (basco), Jadviga (búlgaro), Eduvigis (catalão), Hedvika (checo), Hedvig (dinamarquês), Edwige (francês), Eduvixes (galício), Hathuwic, Hatuwig, Haduwich, Haduwig, Hadewig, Hathwiga, Hedewih (alemão), Hedwig (inglês), Hedwigis (latim), Jadviga (letão), Jadvyga (lituano), Hedvig (norueguês), Hedda (apelido norueguês), Hadewych (holandês), Jadwiga (polonês), Jadzia, Iga (polonês).

O nome Edviges, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), nomeia 431 pessoas no Brasil, somado à grafia Edwiges, que tem 833 pessoas. A maioria das brasileiras chamadas assim, nasceram nos anos 50. Agora, é algo muito raro encontrar uma bebê assim chamada, sendo que na lista da Arpen/Sp de 2015, não consta nenhuma.



Referências:

Edvige de Andechs, nobre, religiosa e santa polonesa;
Edvige Maria d'Asburgo-Lorena, arquiduquesa da Áustria e princesa de Toscana.
Edvige de Brandeburgo, duquesa de Brunswick-Wolfenbüttel;
Edvige Sofia di Brandeburgo, princesa prussiana;
Edvige de Dabo, condessa francesa;
Edvige da Dinamarca, princesa dinamarquesa;
Edvige Eleonora de Holstein-Gottorp, rainha da Suécia;
Edvige del Palatinato-Sulzbach, arquiduquesa da Austria e Tirol e duquesa de Saxônia-Lauenburg;
Edvige da Saxônia, duquesa dos francos e duquesa de Borgonha;
Edvige di Schleswig-Holstein, condessa dinamarquesa;
Edvige Sofia di Svezia, dama da nobreza suíça;
Edvige di Württemberg, condessa de Assia-Marburg;
Edvige Federica de Württemberg-Veltingen, princesa alemã;
Edvige Jagellone, dama da nobreza polonesa;
Edvige Mussolini, irmã de Benito Mussolini;
Edwige Fenech, atriz e produtora cinematográfica francesa naturalizada italiana;
Edwige Feuillère, atriz francesa;
Edwige Gwend, judoka italiana;
Edwige Lawson-Wade, jogadora de basquete francesa;






.

2 comentários: