sexta-feira, 23 de março de 2018

Félix

.

No momento, qualquer brasileiro razoavelmente noveleiro lembra do inesquecível personagem Félix, na novela Amor à Vida, onde Mateus Solano interpretou o vilão que roubou para si a cena, e acabou se tornando um dos personagens mais amados da história das novelas globais.

Para quem procura um nome de uso internacional, Felix (sem a acentuação) é o nome perfeito: ele é usado em alemão, holandês, sueco, norueguês, dinamarquês, inglês, romeno, e na grafia acentuada em português e espanhol. Ou seja, praticamente todas as línguas ocidentais conhecem o nome Félix e o usam.

Félix (ou Felix, como preferirem), deriva de um cognome romano que significa “afortunado”, ‘bem sucedido’, “sortudo”, em latim. Foi adotado como nome ou apelido pelo general romano homônimo do século I a.C. Também aparece no Novo Testamento pertencendo ao governador da Judéia que aprisionou São Paulo.

Devido ao seu significado favorável, este nome era popular entre os primeiros cristãos, sendo suportado por muitos primeiros santos e quatro papas. Tem sido usado na Inglaterra desde a Idade Média, embora tenha sido mais popular na Europa continental. Um notável portador foi o compositor alemão Felix Mendelssohn (1809-1847).

Na família real dinamarquesa, Felix Henrik Valdemar Christian, nascido em 2002 é o segundo filho do príncipe Joachim da Dinamarca e sua primeira esposa, Alexandra Manley, sendo neto da Rainha Margarida II da Dinamarca, e ocupa a 8ª posição na linha de sucessão ao trono dinamarquês.

Em outras línguas temos as opções Feliks (russo) e Felice (italiano).

No Brasil, Félix é o nome de 19.143 pessoas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), o que faz dele o 467º nome masculino mais usado no país no período da pesquisa. O estado onde Félix é mais frequente é Tocantins, e a maioria nasceu em 1990. Já em termos de listas recentes, Félix não é nada popular, é um nome super raro no Brasil e que merece mais atenção: em São Paulo, segundo a lista da Arpen/SP, apenas 14 meninos chamados Félix foram registrados em 2015.

Como já dito antes, uma das principais características do nome Felix é a internacionalidade. Ele está em vários dos rankings mais recentes de países como Estados Unidos (262º), Inglaterra e País de Gales (95º), Canadá (74º), Austrália (81º), Áustria (8º), Bélgica (53º), Dinamarca (23º), França (168º), Países Baixos (145º), Nova Zelândia (73º), Noruega (36º), Suécia (70º), Suíça (80º).

Referências:

Felix Bloch, físico suíço naturalizado norte-americano;
Felix Hausdorff, matemático alemão;
Felix Hoffmann, farmacêutico alemão;
Felix Klein, matemático alemão;
Felix Mendelssohn, compositor, maestro, pianista e organista alemão;
Felix Schwarzenberg, estadista austríaco;
Félix Bracquemond, pintor francês;
Félix Lope de Vega y Carpio, escritor, poeta e dramaturgo espanhol;
Félix Faure, político francês;
Félix Fénéon, jornalista francês;
Félix Guattari, médico, psicanalista, filósofo e político francês;
Félix González-Torres, artista cubano;
Félix Sánchez, atleta dominicano;

Félix Vallotton, pintor suíço.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário