domingo, 24 de março de 2019

Darshana



Darshana é um nome feminino usado em indiano e marathi, sendo a forma feminina de Darshan. Significa "ver, observar, entender" em sânscrito.

A palavra, também nas formas de darśana ou darshanam, vem do sânscrito दर्शन, de dṛś, "ver", visão, aparição ou vislumbre.

Darshana (ou darśana) é uma das disciplinas das escolas de filosofia Hindu. Conforme a Wikipédia portuguesa:

A palavra em Sânscrito é formada pela raiz "drś", “visão” ou “olhar”. Seu sentido nos Vedas Hindu era justamente este, mas incluia o ponto de vista da visão de uma pessoa sagrada, ou a imagem, como uma realidade religiosa que trouxesse uma bênção especial. Como a parte mais filosófica do Vedas, os Upanishads foram escritos na forma de contemplação, e a “darshana” faz referência também aos meios diferentes em que o Vedas podia ser visto. Estes meios cristalizaram os seis "pontos de vista, ou seis formulações ortodoxas da filosofia Hindu.

Cada darshana foi apresentado por um autor canônico na forma de sutras (aforismos) que tornou-se o ponto de referência obrigatório para maiores comentários e desenvolvimento deste ponto de vista. As escolas ocidentais da filosofia são vistas frequentemente em conflitos uma com a outra - por exemplo, Platonistas e Aristotelicos, racionalistas e empiricistas, etc. - Ao passo que o darshanas do Hinduismo, apesar de freqüentemente apresentarem articulações contrastantes, são inspirados por uma unidade ao menos implícita. São apresentados de fato como pontos de vista, acima de tudo diferentes em perspectiva e não em conteúdo final.


No Brasil, não há nenhum registro de Darshana nas listas atuais, e tampouco no IBGE. Como um nome hindu, ele é completamente desconhecido dos brasileiros. Já Darshan, a forma masculina, teve 1 registro apenas na lista da Arpen/SP de 2016. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário