domingo, 24 de março de 2019

Hazael





A Bíblia é uma fonte inesgotável de matéria prima para a onomástica, e os hebreus eram um povo muito criativo quanto à nomes e significados. Mais um para o rol de nomes hebraicos bíblicos é Hazael.

Hazael é um nome masculino bíblico, que significa “Deus vê” ou “Deus tem visto” em hebraico. Este foi o nome de um Rei de Aram, no Antigo Testamento. O rei arameu foi mencionado pela primeira vez pelo nome no livro 1 Reis capítulo 19, quando Deus disse ao profeta Elias que ungisse-o rei sobre a Síria.

Apesar de ser um nome bíblico, hebraico, com significado bonito e religioso, ele não encontra muita repercussão em círculos cristãos. Talvez, isso se deva ao fato de Hazael, o poderoso rei do reino de Aram-Damasco, que tem testemunho na Bíblia sobre ter sido um dos responsáveis pelo desaparecimento do Reino de Israel.

No Brasil, apenas 88 pessoas se chamam Hazael, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), o que o torna um nome raríssimo e original. Praticamente todos eles nasceram depois dos anos 90. Já na lista da Arpen/SP de 2016, apenas 1 Hazael foi registrado em todo o estado de São Paulo no ano passado.

Embora ele não apareça em nenhum ranking de nenhum país que divulga lista de nomes mais usados, podemos dizer que Hazael teve 30 registros nos Estados Unidos no ano de 2015, um número baixíssimo considerando o número de nascimentos naquele país.


Hazael é um nome que conta com vários pontos positivos: primeiramente, é raro e original; em segundo lugar, é um nome hebraico bíblico com significado religioso como muitos procuram nos dias de hoje; em terceiro lugar, tem a terminação em “el” que lhe confere a “aura” de nome de anjo tão apreciada em Gabriel, Rafael e Miguel; Em quarto lugar, podemos dizer ainda que trata-se de um nome com sonoridade agradável, que não gerará estranhamentos e tem fácil escrita e pronúncia em português. 






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário