domingo, 24 de março de 2019

Saul



Saul é um nome masculino bíblico, que vem do nome hebraico שָׁאוּל (Sha'ul) que significava "pedido, oração". Este foi o nome do primeiro rei de Israel, como dito no Velho Testamento. Antes do fim do seu reinado perdeu o favor de Deus, e obteve uma derrota pelos filisteus, quando foi sucedido por Davi. No Novo Testamento, Saul era o nome hebraico original do apostolo Paulo.

Assim, é um nome bastante apropriado para círculos religiosos cristãos como sendo nome de um patriarca bíblico e também de um apostolo. Em outras versões temos Sauli (finlandês) Saulius (lituano), Saoul (grego bíblico), Saulo (português).

Em termos de significado, o nome Saul é semelhante ao nome espanhol Rogelio. Quanto à sua popularidade, Saul classificou-se em 493º lugar nos Estados Unidos em 2015, e está também constando nos rankings mais recentes do México (84º lugar) e Espanha (81º lugar).

No Brasil, embora existe uma corrida evangélica atrás de nomes bíblicos, ressuscitando nomes hebraicos mais malucos e com sonoridades terríveis, Saul que é um bom nome não tem a mesma repercussão – será que o personagem Saul cometeu uma mancada tão grande assim, feito Caim e Judas? – tendo apenas 7 registros (somando Saul e Saúl) na lista da Arpen/SP de 2016.

A pouca repercussão do nome bíblico, talvez se deva ao fato de que Saul cometeu suicídio se jogando sobre a própria espada ao ver seus filhos Jônatas (a quem ele havia escolhido como seu sucessor no trono de Israel), Abinadabe e Malquisua sendo mortos pelos filisteus durante a Trágedia do Monte Gilboa.

Na Bíblia, Saul também foi um rei de Edom, e outro personagem é um filho de Simeão, (Gênesis 46:10, Êxodo 6:15, Números 26:13), foi um dos 70 hebreus a migrarem para o Egito com o patriarca Jacó e seus filhos. Saul também foi um general bárbaro do século IV.

Mesmo em outras épocas, Saul não foi muito apreciado no Brasil. Apenas 5.528 pessoas se chamam assim, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), até o data do mencionado Censo. Com esse número, ele nem chegou a entrar nos 1000 nomes mais usados nesse período para homens. A maior taxa está no Rio Grande do Sul e a maioria nasceu nos anos 80. Aliás, cabe dizer, 1.173 dos homens chamados Saul que constam no IBGE são gaúchos.


Referências:


Saul Oliveira - Ex-jogador de futebol que atuou no Avaí Futebol Clube de 1939 a 1953.
Saul Ricardo - Cantor Popular, citado nas capas dos álbuns apenas como "Saul", vulgarmente conhecido como "o pequeno Saul".
Saul Bass, designer americano;
Saul Bellow, escritor norte-americano;
Saul Tchernichowski, poeta israelense;
Saul Chaplin, compositor americano;
Saul Friedlander, escritor israelense e historiador;
Saul Hudson, nome verdadeiro Saul Hudson, guitarrista americano de origem britânica;
Saul Kripke, filósofo e lógico americano;
Saul Malatrasi, jogador de futebol italiano e treinador de futebol;
Saul Mariaschin, jogador de basquete americano;
Saul Perlmutter, físico americano;
Saul Rubinek, ator canadense;
Saul Santarelli, jogador de futebol italiano;
Saul Steinberg, cartunista americano;
Saul Villalobos, jogador de futebol mexicano;
Saul Williams, poeta, pregador, ator, rapper, cantor e músico;
Saúl Blanco, jogador de basquete espanhol;
Saúl Craviotto, canoísta espanhol;
Saúl Laverni, árbitro do futebol argentino;

Saúl Martínez, jogador de futebol de Honduras;
Saul Zaentz, produtor de cinema americano.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário