terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Gordon

.


Gordon é um nome do gênero masculino, usado em escocês e inglês, derivado de um sobrenome escocês que originalmente era um toponímico, que significava “forte espaçoso”. Foi originalmente usado em homenagem à Charles George Gordon (1833-1885), um general britânico que morreu no Sudão.

Como variantes há Gorden (inglês) e os diminutivos Gord, Gordie, Gordy (inglês). No Brasil, esse nome é bem difícil de ser usado, eu diria quase inviável, pois lembra demais a palavra “gordo”, embora seja amplamente conhecido devido à inúmeros filmes e séries com personagens assim denominados. Não deve ser confundido com os nomes Gordan e Gordiano, que não são relacionados.

Nos Estados Unidos, o nome consta no Top 1000 masculino do ano de 2015, no 812º lugar. O melhor desempenho do nome foi em 1935, na 70ª posição. Demonstra com isso que o nome vem caindo gradativamente ao longo das décadas. Gordon já constou também em rankings antigos do Canadá.

No Brasil, o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), indica que há apenas 35 homens chamados Gordon. Por conta do baixo número, não há gráficos disponíveis.

Referências:

Gordon Banks, jogador de futebol britânico;
Gordon Brown, político britânico;
Gordon Douglas, maestro norte-americano;
Gordon Fullerton, astronauta, ingegnere e militare norte-americano
Gordon Gano, musicista norte-americano;
Gordon Jackson, ator escocês;
Gordon Jacob, compositor britânico;
Gordon Lightfoot, cantor canandense;
Gordon Parks, maestro, ator e cenógrafo norte-americano;
Gordon Ramsay, chef britânico;
Gordon Scott, ator norte-americano;

Gordon Thomson, ator norte-americano.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário